Pages

Ads 468x60px

domingo, maio 10, 2009

PONTO DE MUTAÇÃO - VISÃO DO MUNDO POR CADA UM DE NÓS

Há algum tempo atrás fui convidado por uma amiga, Iris Duarte, a fazer uma apresentação sobre as discussões do filme "Ponto de Mutação", uma espécie de ancestral do recente documentário "Quem Somos Nós". Tendo em vista que o filme é bastante pesquisado por sua riqueza de detalhes quanto ao estudo filosófico, social e psicológico do ser humano, seguem algumas anotações para entendê-lo um pouco melhor.
Os três personagens principais são propositadamente contraditórios. Sonia Hoffmann tem o arquétipo de cientista, demonstrando visão racional, desiludida com os rumos da ciência, com dificuldades de convivência com a filha e em constante isolamento. Thomas Harrimann é o poeta, com visão espiritual, emocional, não suporta mais um modo de vida mercantilizado, e tenta se recuperar de um casamento fracassado. Jack Edwards, por sua vez, é o político, com visão política, confuso em relação aos rumos de sua carreira depois de perder a eleição para presidente dos EUA. A trama buscou um modo do espectador se identificar com pelo menos um deles, pelas diferentes visões do mundo que cada um mostra ter. O encontro dos três gera um conflito presente em toda a trama. O local do encontro é um castelo medieval no alto de um monte no litoral da França. O lugar contém objetos que remontam à história da sociedade moderna e evocam as linhas de pensamento inerentes a ela.




O poeta, a cientista e o político


As discussões do filme giram em torno de duas linhas de pensamento. O Pensamento Mecanicista ou Cartesiano (René Descartes) é uma visão de que o cosmos poderia ser entendido como se fosse um relógio, ou seja, que para entendermos o todo, poderíamos apenas desmontar
suas partes. Newton assimilou essa teoria com suas três leis que descreviam o movimento. Por
esse pensamento, a vida social é composta por fatos isolados. A Teoria Holística significa “o todo”, “o completo” e caminha no sentido oposto ao pensamento mecanicista. Investiga a relação de cada parte dentro da totalidade e a influência dessa totalidade em cada parte, dando ênfase às interações existentes entre elas. Enfatiza a preservação da vida a partir da prevenção de problemas e não da intervenção, como no pensamento mecanicista. Cabe ao espectador entender qual o ponto de vista que ele acha amis correto e qual é o que ele adere como sendo de sua convicção.




Ponto de Mutação: Confrontos de pensamentos

Os motivos da crise social também são abordados como sendo os problemas na economia, meio ambiente e as dívidas do terceiro mundo, causando a morte de milhares de crianças, fome, desnutrição e desigualdades sociais. A Teoria Holística explica que tudo está interligado e interdependente. Temos que negar a percepção individualista e afirmar a percepção coletivista. O que está de acordo com a frase dita por Sonia Hoffman,a cientista: “os índios americanos pensavam nas conseqüências de suas ações até a sétima geração”.
Existem dificuldades na implantação das opiniões debatidas nas vidas dos personagens. Jack Edwards (político) não sabe como integrar política com a visão de mundo proposta por Sonia Hoffman. Esta, como cientista, descreve de maneira espetacular como os sistemas se integram, mas não consegue manter uma relação normal e saudável com sua própria filha. Já Thomas Harrimann, o poeta, juntamente com Sonia, é um fugitivo. Isolaram-se em uma ilha e não têm pretensões de voltar a desempenhar seus papéis sociais. Para que ter idéias brilhantes se elas não são compartilhadas? Para que projetar um modo de vida melhor se não se tem coragem de lutar por ele? Tal atitude é questionada por Jack, ao dizer que seus amigos são como vozes que gritam no meio do deserto, ao contrário de voltarem para o mundo real e tentar conviver com as adversidades presentes nele.
O poema de Pablo Neruda é usado como uma metáfora de tudo o que eles passaram naquele dia de convivência. Ao buscar respostas para as saídas do mundo, eles recaíram sobre as perguntas que mantinham dentro de si.

PONTO DE MUTAÇÃO
(Mindwalk)
EUA/1990
Direção: Bernt Capra
Elenco: Liv Ullmann, Sam Waterston, John Heard, Ione Skye
Drama

Warny Marçano

4 comentários:

  1. Anônimo1:05 PM

    Lembre-se de me emprestar esse filme.

    ResponderExcluir
  2. Preciso e quero muito assistir a esse filme me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:42 PM

    QUAL E O PONTO DE VISTA DO FILME

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4:06 PM

    Qual é o ponto de vista econômico do filme?

    ResponderExcluir